domingo, 9 de junho de 2013

MISSA DOMINICAL (09/06/2013)

10º Domingo do Tempo Comum - Leituras
Leitura (1 Reis 17,17-24)
Leitura do primeiro livro dos Reis. 
17 Algum tempo depois, o filho desta mulher, dona da casa, adoeceu, e seu mal era tão 
grave que já não respirava. 
18 A mulher disse a Elias: Que há entre nós dois, homem de Deus? Vieste, pois, à 
minha casa para lembrar-me os meus pecados e matar o meu filho? 
19 Dá-me o teu filho, respondeu-lhe Elias. Ele tomou-o dos braços de sua mãe e levouo ao quarto de cima onde dormia e deitou-o em seu leito. 
20 Em seguida, orou ao Senhor, dizendo: Senhor, meu Deus, até a uma viúva, que me 
hospeda, quereis afligir, matando-lhe o filho? 
21 Estendeu-se em seguida sobre o menino por três vezes, invocando de novo o 
Senhor: Senhor, meu Deus, rogo-vos que a alma deste menino volte a ele. 
22 O Senhor ouviu a oração de Elias: a alma do menino voltou a ele, e ele recuperou a 
vida. 
23 Elias tomou o menino, desceu do quarto superior ao interior da casa e entregou-o à 
mãe, dizendo: Vê: teu filho vive. 
24 A mulher exclamou: Agora vejo que és um homem de Deus e que a palavra de Deus 
está verdadeiramente em teus lábios. 
Palavra do Senhor.

2ª Leitura (Gálatas 1,11-19)
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas. 
11 Asseguro-vos, irmãos, que o Evangelho pregado por mim não tem nada de humano. 
12 Não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante uma revelação de 
Jesus Cristo. 
13 Certamente ouvistes falar de como outrora eu vivia no judaísmo, com que excesso 
perseguia a Igreja de Deus e a assolava; 
14 avantajava-me no judaísmo a muitos dos meus companheiros de idade e nação, 
extremamente zeloso das tradições de meus pais. 
15 Mas, quando aprouve àquele que me reservou desde o seio de minha mãe e me 
chamou pela sua graça, 
16 para revelar seu Filho em minha pessoa, a fim de que eu o tornasse conhecido entre 
os gentios, imediatamente, sem consultar a ninguém, 
17 sem ir a Jerusalém para ver os que eram apóstolos antes de mim, parti para a 
Arábia; de lá regressei a Damasco. 
18 Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze 
dias. 
19 Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, a não ser Tiago, irmão do Senhor. 
Palavra do Senhor.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. 
11 No dia seguinte dirigiu-se Jesus a uma cidade chamada Naim. Iam com ele diversos 
discípulos e muito povo. 
12 Ao chegar perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto a ser sepultado, 
filho único de uma viúva; acompanhava-a muita gente da cidade. 
13 Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: Não chores! 
14 E aproximando-se, tocou no esquife, e os que o levavam pararam. Disse Jesus: 
Moço, eu te ordeno, levanta-te. 
15 Sentou-se o que estivera morto e começou a falar, e Jesus entregou-o à sua mãe. 
16 Apoderou-se de todos o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta 
surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo. 
17 A notícia deste fato correu por toda a Judéia e por toda a circunvizinhança. 
Palavra da Salvação


Nenhum comentário:

Postar um comentário