domingo, 10 de abril de 2016

REGULAMENTO DO II COPÃO DE FUTSAL DE URUOCA

REGULAMENTO DO II COPÃO DE FUTSAL DE URUOCA
I - Das finalidades:
O 2º copão de futsal de Uruoca categorias adulto, máster e feminino será realizado com equipes de município de Uruoca e cidades visitantes tendo por finalidade congregar e ampliar o futsal local e regional, bem como a divulgação, diversão, lazer e a prática do esporte.
II - Período de realização:
O 2º copão de futsal de Uruoca terá inicio dia 07 de Maio e será disputado em quatro ou mais finais de semana (sábado e domingo) no Ginásio Poliesportivo Aniceto Rocha com rodadas eliminatórias com horário a definir na tabela.
III - DAS INSCRIÇÕES:
As inscrições dos atletas são efetivadas através de formulários próprios fornecidos pela organização.
Cada equipe deve conter no mínimo 05 atletas e no máximo 15 atletas.
Quanto as Regras seguem as oficiais de Futebol de Salão, salvo alterações descritas neste regulamento.
Durante a competição o atleta não poderá ser inscrito por mais de uma equipe, sendo somente a primeira inscrição registrada e reconhecida pelas comissão organizadora.
Será obrigatório para a participação dos jogos a CARTEIRA DE IDENTIDADE ou outro documento com foto. Caso o atleta não apresente o referido documento será impedido de jogar a partida.
IV - SISTEMA DE DISPUTA:
Os  jogos serão de sistema mata - mata, com jogos de tempo definido no regulamento. Se ao final dos dois períodos os times ficarem no empate de gols, a disputa será decidida em pênaltis, inicialmente com 3 (três) cobranças para cada equipe, permanecendo ainda o empate, cobranças um a um até haver o vencedor.
No banco de reservas somente será permitido a permanência dos membros da equipe
Os árbitros serão escalados pela comissão organizadora do torneio.

V - DOS JOGOS:
Para iniciar as partidas as equipes devem ter no mínimo 05 (cinco) atletas, todos devidamente uniformizados, constando em súmula e com documento em mesa, RG Original (não será permitida a participação do atleta que não estiver com o documento em mãos no dia dos jogos).
As partidas são paralisadas caso as equipes fiquem com menos de 04 (quatro) atletas em quadra, sendo este motivo por expulsão, exclusão ou por não ter quorum no banco de reservas para substituir um jogador contundido.
Todos os atletas devem obrigatoriamente usar os equipamentos para pratica do Futebol de Salão, ou seja, roupas adequadas para a pratica do esporte, caneleira (não obrigatória), calção ou bermuda, meias, camisas sendo que a numeração deve ser bem legível, e tênis apropriado para a pratica desta modalidade.
Todos os atletas devem estar usando a mesma cor do uniforme (salvo o goleiro).
 Quanto aos integrantes do banco de reserva, não será permitido a entrada na quadra se os mesmos estiverem indevidamente trajados (ficando estabelecido que os membros da comissão técnica não possam representar suas equipes trajados de bermuda, camiseta regata, boné, toucas ou quaisquer itens que os oficiais de arbitragem considerem impróprios).
O torneio terá uso de bafômetro em substituição ao antidoping.
Todos os jogadores antes das partidas farão o teste do bafômetro na mesa organizadora, caso seja flagrado com a densidade de concentração igual ou superior a 12 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,6 miligrama de álcool por litro de ar alveolar será excluído da partida.
Caso algum atleta se recuse de fazer o teste do bafômetro será excluído da partida.
 VI - CARTÕES:
Os cartões usados pela arbitragem nas competições são:
Amarelo: Advertência;
Vermelho: Eliminação do atleta na partida não podendo entrar outro em seu lugar e o cumprimento de uma partida de suspensão caso a equipe passe para a próxima fase.
VII - PUNIÇÕES:
No caso de confusão prejudicando o bom andamento da partida envolvendo as duas equipes ambas são punidas e nenhuma delas pode pleitear a vitória do jogo (este caso é julgado conforme relatório do arbitro com decisão in loco da mesa organizadora).
Há tolerância de 00:10 (dez minutos) cronometrados em todas as partidas, vencendo este prazo a equipe que estiver em quadra devidamente uniformizada com mínimo de 05 (cinco) atletas, todos constando em súmula e documentos em mesa, é decretada vencedora por W x O (pelo placar de 2X0), não sendo anotado os gols para nenhum atleta.
 A partida que tiver sido vencida por W x O não altera os resultados de outras partidas.
A equipe que for eliminada por  W x O que não apresentar justificativa plausível com provas concretas que abone sua falta não participará do próximo copão de uruoca.
Caso o atleta seja expulso e agrida o árbitro ou algum integrante da comissão organizadora ele será punido com a proibição de participar do próximo evento esportivo da cidade de Uruoca.
Todas as equipes têm que entregar para a comissão organizadora ou mesário toda a documentação, 00:10 (dez minutos) antes de sua partida.
Torcedores atletas comissão técnica ou qualquer outra pessoa envolvida com as equipes, que provocar tumultos, brigas ou vandalismo até 500 (quinhentos metros) do local da partida, vai responder judicialmente o responsável da equipe perante a lei.
A equipe que for eliminada da competição por motivos de falta grave assim como qualquer ato de indisciplina, violência não terá direito algum de premiação.
Qualquer prejuízo ou dano no ginásio ou local dos jogos que for causado pelos integrantes ou torcedores das equipes, ficará o responsável pela mesma, comprometido do ressarcimento financeiro durante o período do evento.
A equipe que não se apresentar com mínimo de 01 (um) integrante responsável pela equipe para a partida não poderá atuar.
Os Árbitros tem plena autoridade nas quatro linhas, livre para tomar decisões não cabendo recurso contra suas resoluções.
 O atleta e comissão técnica e até mesmo o diretor da equipe, que agredir moralmente, fisicamente ou ameaçar qualquer participante dos eventos esportivos, inclusive o arbitro será julgado pelas entidades.
As equipes que forem pegas com atletas irregulares na competição, terão os atletas eliminados.
VIII - DAS PREMIAÇÕES:
As premiações serão pagas em dinheiro vivo.
Futsal masculino adulto;
Campeão - R$ 2.000,00 mais troféu
Vice campeão - R$ 1.000,00
Futsal máster;
Campeão - R$ 1.000,00 mais troféu
Vice campeão R$  200,00
Futsal feminino;
Campeão - R$ 800,00 mais troféu

Vice campeão - R$ 200,00

IX - DAS RESPONSABILIDADES:

A organização do campeonato não se responsabiliza por nenhum acidente que possa ocorrer com qualquer participante do campeonato ficando assim esta responsabilidade para os responsáveis das equipes.
As equipes inscritas nos campeonatos têm o dever de conhecer o regulamento da competição e as regras da determinada modalidade esportiva, submetendo-se sem reserva ao regulamento.
X - DAS REGRAS:
Duração da Partida:
Dois tempos de 00:15 (quinze minutos) com intervalo de 00:05 (cinco minutos) entre eles. Cada equipe tem direito a (um) tempo técnico em cada tempo.
Substituições:
De número indeterminado e volante, a qualquer tempo do jogo sem precisar pará-lo para ocorrer.
Tiro Livre:
A partir da 5ª falta os tiros serão sem barreira, com a distância de 10(dez) metros do gol do infrator, sendo opcional a cobrança, desde que a falta cometida seja sofrida do lado da quadra do infrator depois da marcação dos 10 metros. O Tiro Livre é cobrado a uma distância de 10 (dez) metros, com os demais jogadores inclusive o goleiro adversário, distantes 5 metros da bola.
Tiro de Canto e Lateral:
Todas as cobranças de lateral e escanteio são cobrados com os pés, apoiando as mãos sobre a bola, até o momento da cobrança e a bola em cima da linha.
Goleiro:
O goleiro pode atuar em qualquer parte do campo mas apenas pode utilizar as mãos dentro da sua área. O Goleiro também pode ser substituído a qualquer momento do jogo. Pode lançar a bola com a mão ao campo adversário.

O Goleiro não pode marcar gol de baliza a baliza com a mão. Apenas com o pé.

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