terça-feira, 21 de janeiro de 2014

FORTUNA DOS 85 MAIS RICOS É IGUAL À METADE DA POPULAÇÃO


A metade mais pobre da população mundial - de 3,5 bilhões de pessoas - controla tanta riqueza quanto os 85 indivíduos mais ricos do planeta. O dado consta do novo relatório da ONG britânica Oxfam, intitulado "Trabalhando para poucos". O documento, que denuncia disparidades da riqueza global, foi lançado às vésperas do Fórum Econômico Mundial, ocasião em que a elite mundial se reúne em Davos, na Suíça, para prever as tendências internacionais. Outros dados do estudo:

• O 1% mais rico controla quase 50% da riqueza global.
• Em 24 dos 26 países estudados, o 1% mais rico aumentou a sua cota de riqueza nacional desde 1980.
• Apenas 3 em cada 10 pessoas vivem em países onde a desigualdade econômica não cresceu ao longo das últimas três décadas.
• Nos EUA, 95% da riqueza gerada após a crise financeira (ou seja, desde 2009) foi para as contas bancárias dos 1% mais ricos.
• Nove em cada 10 pessoas nos Estados Unidos controlam menos riqueza em termos reais do que antes da crise financeira.
Citando o ex-ministro da Suprema Corte dos EUA Louis Brandeis - "Podemos ter democracia ou podemos ter riqueza concentrada nas mãos de poucos, mas não podemos ter os dois", o relatório argumenta que uma maior concentração de riqueza e poder "apresenta uma ameaça significativa para os sistemas políticos e econômicos." o resultado poderia ser "aumento das tensões sociais e do risco de colapso social".
(Bloomberg ) Via; Jornal Valor Econômico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário