sábado, 18 de março de 2017

EDILAMAR É UMA DAS MULHERES DE DESTAQUE


Edilamar Alves de Sousa Soares nasceu em 16 de março de 1938, na cidade de Uruoca.

Edilamar, ou Dona Edir para os filhos de Uruoca e até mesmo para os forasteiros, é uma senhora que tratou de vir ao mundo para despertar antes do sol. Acordando às 1:20 da manhã todos os dias, ela começa suas atividades mesmo antes do canto do galo.
Sua jornada de trabalho, no Mercado Municipal, começou no ano político do prefeito Rodolfo Pessoa e foi conservado até os dias atuais. Quem nunca foi levado pelo cheiro gostoso do caldo desta senhora? A rua toda acorda com o aroma que invade as casas e pede licença para abrir o apetite de adultos e crianças.

Além de uma mãe cozinheira, esta mulher determinada tinha uma voz que precisava ser ouvida. E foi nos campos de futebol que ela soltou o verbo. Sendo coroada presidente do Time do Alecrim no ano político do prefeito Chico Eudes, dona Edir levou ao campo uma representação feminina futebolística do time alecriense. Além de presidente e organizadora de torcida, esta mulher de grande coração teve 12 filhos, nove deles adotados e todos amados.

Aos 79 anos, sua caminhada é a mesma, seu olhar conserva o brilho de esperança, e seu famoso caldo ainda esquenta o frio e espanta a fome de muitos que passam pelo mercado e não saem de lá sem saboreá-lo. 

São esses referenciais de vida que fazem de Edilamar Alves um exemplo de mulher que lutou e que vem se destacando no desenvolvimento de nosso município, portanto, merece nossa homenagem e reconhecimento. 

O PRÊMIO
A solenidade de premiação MULHERES DE DESTAQUE – Damas que contribuíram para a história de Uruoca é uma iniciativa da Primeira-Dama do município, Lidiane Albuquerque e tem como propósito reconhecer e premiar as 10 mulheres uruoquenses cujas histórias e trajetórias de vida se destacam/destacaram nos setores Social, da Educação, Saúde, Empreendedorismo, Política, Religião, Cultura e dentre outros, dando notoriedade aos seus relatos de vida para que sirvam de exemplo e inspiração para outras mulheres também fazerem a diferença. Essa será a primeira edição do prêmio, que acontecerá no dia 23 de março, a partir das 20:00h, na Quadra Poliesportiva da Escola Valdemar Rocha, conjuntamente com o desfile para a escolha da Miss e do Mister Adulto e Infantil Uruoca 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário