terça-feira, 23 de maio de 2017

Morre em Marília o médico Eládio Pessoa de Andrade

Giro Marília -Luto - Morre em Marília o médico Eládio Pessoa de Andrade
Faleceu nesta segunda-feira em Marília o médico Eládio Pessoa de Andrade, 86, professor emérito na Famema e docente com vasta atuação na cidade, que em 2004 recebeu o título de cidadão mariliense.
Nascido em Massapê, no Ceará, em outubro de 1930, e formado na Universidade Federal do Ceará, Eládio Pessoa chegou a Marília em 1968 para atuar como professor da Famema. Ficou na instituição até 1993.

Ainda como docente na Famema, Eládio concluiu doutorado em Anatomia pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e era livre docente pela UFC.

Além das aulas para curso de medicina, foi diretor do curso de Enfermagem a partir de sua implantação, em 1981. Em Marília foi também professor das faculdades de Farmácia e Bioquímica, Psicologia, Educação Física e Odontologia, da Unimar.

Participou na Fundação das faculdades de medicina em Botucatu, de enfermagem em Fernandópolis e de educação física Barra Bonita, sem nunca deixar de morar em Marília, onde também coordenou por muitos anos o Projeto Rondon, que leva estudantes universitários para atendimento, serviços comunitários e desenvolvimento em regiões de baixa renda no país.

Em 2008, durante uma homenagem ao professor Pedro Teruel Romero, Eládio Pessoa de Andrade deixou um testemunho rápido sobre sua atuação na Famema.


Eládio Pessoa (quinta da esquerda para direita) durante implantação da faculdade de enfermagem da Famema, em 1981


“Foi nessa época, mais ou menos há 40 anos, que tive a oportunidade de conhecer e conviver com vários colegas não só de Marília como de outras instituições de Ensino Médico tais como Santa Casa de São Paulo, USP, Escola Paulista de Medicina, Botucatu (UNESP), etc.”

Casado com Maria de Lourdes Soares Pessoa, teve três filhos: o advogado Henrique Pessoa, o médico veterinário Eládio Filho e o dentista Eudoro Pessoa, todos formados em Marília.


O velório do médico será aberto às 10h30 desta terça-feira, dia 23, na sala 5 do Velório Municipal, onde fica até às 19h, quando será levado para Maringá, onde Eládio Pessoa de Andrade será velado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário