quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ESSE É O CARA

O novo presidente do Supremo tem 58 anos. A origem humilde foi um impulso importante na valorização dos estudos.
Os convidados contaram muito da história do novo presidente do Supremo.
“É um cara que está dialogando com o que a sociedade quer”, disse o ator Lázaro Ramos.
A personalidade marcante de Joaquim Barbosa é um traço que o acompanha desde a infância.
“Um homem verdadeiro que gosta das verdades”, elogiou a prima.
Mineiro, nasceu em Paracatu. Filho de pedreiro e de dona de casa, teve uma infância pobre em Minas Gerais, e viu nos estudos a chance de mudar essa história.
“Sempre foi um aluno de destaque, tirando boas notas, muito altivo, muito independente”, disse o primo Silvano de Souza.
Foi com a ajuda de parentes que se mudou para Brasília, onde estudou em uma escola pública. Para se manter, trabalhou como faxineiro e na gráfica do Senado. O curso de Direito na Universidade de Brasília foi o início de uma carreira acadêmica intensa. Joaquim Barbosa fala quatro idiomas e é mestre e doutor em direito público pela Universidade de Paris.
Foi indicado para o Supremo Tribunal Federal pelo então presidente Lula, em 2003. O estilo forte de Joaquim Barbosa sempre marcou sua atuação. Barbosa já é ministro do Supremo há nove anos e meio. A dedicação pelo direito é antiga e conhecida, mas nem todos sabem de outra paixão do ministro.
O ex-jogador de futebol Dario Alegria já treinou ataque e defesa com o ministro. “É bom jogador. Se ele não fosse ministro, a vaga dele estaria em qualquer clube brasileiro”, revelou.
Mas foi por causa da sua atuação jurídica que o quase jogador de futebol foi tão homenageado. “Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado”, cantou Martinho da Vila.
Fonte; G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário