terça-feira, 26 de abril de 2016

ESTE É O CAMINHO, ESPORTE REQUER; ARTE, DISCIPLINA, INCLUSÃO SOCIAL ENTRE OUTROS.

ESPORTE, LAZER E INTEGRAÇÃO: CAMPEONATO EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Faça de sua vida um jogo de futebol, drible as lágrimas, chute as tristezas e dê um GOL de felicidade

O Governo Municipal através da coordenadora do EJA Vânia Aquino, juntamente com Secretária da Educação, vão realizar nesta sexta-feira,29, um campeonato de Futsal Masculino entre Jovens e Adultos. Com o tema “A vida é como um jogo de futebol, cada lance pode definir sua trajetória”.
A competição será realizada no Ginásio Poliesportivo Aniceto Rocha, a partir das 18 horas. Durante o evento serão trabalhados pelos participantes o respeito, a compreensão, a solidariedade, a humildade. Duas escolas vão participar do projeto, Francisco Moreira Rocha e a Escola Raimundo Fernandes de Campanário. Segundo a equipe da Secretaria de Educação responsável pelo Projeto, o esporte tem um importante papel na formação global do indivíduo como instrumento de inserção social, de exercício da cidadania e de melhoria da qualidade de vida.
O Projeto visa contextualizar o esporte como meio de educação, despertando nos educandos o espírito de equipe, o senso de cooperação, integração e a formação dos princípios que norteiam o esporte-educação.


Reconhecendo as crianças e adolescentes como cidadãos ativos e atores sociais na promoção dos direitos humanos através do esporte seguro e inclusivo






O Governo Municipal de Uruoca através das Secretarias de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo e Secretaria de Educação em Parcerias com as Escolas Municipais, asseguram o Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo.
O município de Uruoca tem o maior número de estudantes, com mais de 700 inscritos, divididos em 4 escolas. Todos os participantes são de escolas públicas municipais e durante dois dias na semana são acompanhados por educadores, que passaram por formações sobre as metodologias utilizadas no Esporte Educacional Seguro.
O esporte educacional seguro permite que as crianças e adolescentes aumentem suas habilidades em solucionar problemas, trabalhar em equipe e fortalecer os vínculos afetivos com a família e sua comunidade. A partir do momento em que o esporte é percebido como mais uma ferramenta para o enfrentamento às violações de direito, como o trabalho infanto-juvenil, a exploração sexual e promoção da cidadania. As atividades são estruturadas a partir da adaptação de regras de acordo com as condições sociais e pessoais e não tem como objetivo a competição, mas sim a inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário