segunda-feira, 12 de março de 2012

SAÚDE DE SEGUNDA:IRREGULARIDADES E A PRECARIEDADE NOS ATENDIMENTOS ODONTÓLOGICOS EM URUOCA

  Que a saúde odontológica de Uruoca nunca foi uma das melhores, isso todo mundo já sabe, mas um fato ocorrido comigo na manhã desta segunda-feira(12), ainda é inédito. Pois bem, Compartilharei com todos os meus leitores, a decepcionante e lamentável frustação que enfrentei logo mais cedo, para vocês terem a noção da situação que me defrontei e da precariedade em que Uruoca chegou.
  Estive precisando de um atendimento odontológico, e me direcionei para o Posto de Saúde da Família II logo cedo, fui então o primeiro a chegar para espera de atendimento (6:30 da matina). Como já é de costume, a auxiliar de dentista daquela repartição e responsável pelas fichas de atendimento chegou atrasada (pra variar! Chegou 8:00 hs, onde deve está na porta do posto ás 7:00 hs), chamou por ordem de chegada, mas eu sequer esperava pelo o que estava por vir. A tal e antipática auxiliar me barrou, mesmo eu sendo o 1º à chegar, pelo simples motivo de que a partir de então, seria preciso uma pré-marcação (olha a marmota!), teria que marcar para um mês depois. 

  Haviam apenas 5 pessoas juntamente comigo na espera, e a disponibilidade de vagas ultrapassariam de oito, ela não me deixou sequer aguardar para um possível atendimento, quem dirá para a realização do mesmo.
  Não sei para quem seriam estas vagas disponíveis, nem que fim tomaram.O fato é que, mais uma vez, Uruoca padece de um atentendimento de qualidade e igualitário.
  
  Já tinha procurado na semana passada, Quinta-feira(8), o tal atendimento, porém chegando mais uma vez no defasada posto, fui informado de que todas as vagas já teriam sido preenchidas. Sendo após informado, que a auxiliar teria recrutado pessoas nas calçadas e nas proximidade do posto para o devido atendimento.


ONDE IREMOS PARAR?
Fonte; Portal Uruoca. 
Há comentários que quem manda nesta carreta do SESC é o vereador Macarrão, isto é fácil de se entender pois em reportagem antiga deste blog denunciei que o mesmo era quem tinha a posse da chave da farmácia do hospital de Campanário.

2 comentários:

  1. Orlando é bom tu ir dar uma voltinha no hospital e pra tu vêr a fila pra se consultar com DR ENFERMEIRO, cadê os médicos?

    Aí tu aproveita e olha as enfermarias e pergunta pelos lençóis.

    Não esquece de levar a máquina fotográfica.

    ResponderExcluir
  2. Como Coordenador das Ações em Saúde Bucal, tenho o dever e obrigação de fazer alguns esclarecimentos em relação ao atendimento odontológico. O atendimento odontológico reabilitador é bastante novo não só no município de Uruoca, mas em todo nosso país. Quem não lembra a época que o dente doía e de imediato era extraído o mesmo. Hoje, atuamos na tentativa de manter o dente na boca o maior tempo possível, ou seja, tratamentos complexos e que tomam bastante tempo, o que justifica na sua concepção a baixa oferta de vagas por turno. Priorizamos a qualidade e não a quantidade.
    Em relação a pré-marcação, cada PSF tem autonomia de fazer seu próprio agendamento. Por exemplo, o PSF II optou por realizar uma fila de espera, já o PSF I optou pela marcação das vagas pelas agentes de saúde. MAS uma coisa lhe garanto, paciente que procurar sua unidade de origem, em estado de URGÊNCIA, esta pessoa será atendida de imediato e como prioridade, ou seja, na frente dos outros usuários que estão na fila.
    Infelizmente, temos vários problemas a ser superados, mas estamos caminhando, por exemplo, ofertando vagas para ortodontia (Aparelho ortodôntico), canal, próteses, cirurgias... coisa que há 2 anos atrás nem ouvíamos falar. Sei que a quantidade ainda é insuficiente, mas já é um começo.
    Espero ter contribuído com seu blog e esclarecer a forma de atendimento odontológico às pessoas de Uruoca.
    Estou aberto a sugestões, pois estas são sempre bem vindas é só encaminhar para o meu e-mail. fcodemosthenes@hotmail.com
    Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir