terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Nova Lei Seca apreende 82 veículos no primeiro fim de semana no Ceará


Entre 19h de sexta-feira (1º) e meia-noite de domingo (3), 89 condutores foram notificados por ingestão de bebida alcoólica no trânsito cearense. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE-CE), 82 veículos foram apreendidos e três motoristas foram presos após realizarem o teste do bafômetro.
“A fiscalização mudou muito, essa lei realmente é tolerância zero. O condutor não vai poder ingerir nenhuma quantidade de bebida alcoólica, nem qualquer tipo de substância que altere a capacidade psicoativa ou que resulte dependência”, afirma o comandante da PRE-CE, coronel Túlio Studart. Segundo o comandante, a ação deve ser intensificada no feriado de carnaval.
De acordo com o coronel Studart, os locais com maiores incidências de aplicação da Lei Seca são as rodovias de acesso ao litoral cearense, ou seja, a CE-040 e CE-085, além das vias urbanas Sebastião de Abreu e Washington Soares.
Nova Lei
Na última terça-feira (29), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução que regulamentou o novo texto da Lei Seca. Agora a determinação não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do motorista. Qualquer traço de álcool rende multa de R$ 1915,40. Se for detectado índice de 6 decigramas por litro de sangue, o condutor será preso.
Em relação ao bafômetro, se o aparelho indicar que o motorista teve 0,05 miligramas de álcool por ar expelido, ele leva multa. Caso o índice seja igual ou superior a 0,34 miligramas, além dessas punições, o motorista é preso. A pena varia de seis meses a três anos. O condutor também poderá perder o direito de dirigir por um ano. O veículo ainda pode ser apreendido.
Via : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário