domingo, 20 de julho de 2014

REPORTAGENS DE SOBRAL DE PRIMA

DO NOSSO BOLSO: 23 MILHÕES POR DIA, 1 MILHÃO POR HORA


Democracia tem custo e é preciso pagá-lo (até com prazer, porque a falta de democracia é inaceitável e tem custo muito maior). Mas não é preciso exorbitar: o Congresso, sem ter votado a Lei de Diretrizes Orçamentárias, sem o que, de acordo com a Constituição, não poderia entrar em recesso, decidiu-se por uma gambiarra. Suas Excelências não estão em recesso, mas não trabalharão até a eleição - recebendo o salário integral, claro. É recesso, mas não se chama recesso.

Qual o custo? De acordo com a ONG Contas Abertas, o custo do Congresso, funcionando ou não, é de R$ 23,9 milhões por dia - quase um milhão de reais por hora. O cálculo foi feito dividindo-se o orçamento somado da Câmara e do Senado pelo número de dias do ano. E, mesmo quando nada funciona, os gastos se mantêm. Até carros com motorista foram alugados com o Congresso parado.
(Carlos Brickmann)

SEIS DE CADA DEZ CANDIDATOS TÊM FICHA SUJA

Seis em cada dez candidatos que tiveram a inscrição contestada com base na Lei da Ficha Limpa tiveram prestações de contas rejeitadas quando ocupavam cargos públicos. Um levantamento feito pela Folha de S.Paulo em 25 Estados e no Distrito Federal mostra que, das 1.850 contestações de candidatura propostas pelas Procuradorias Regionais Eleitorais, 366 (20%) referem-se a casos enquadrados na Ficha Limpa. A lei foi aprovada em 2010 e está sendo aplicada pela primeira vez em eleições para presidente, governador, deputados e senadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário