sábado, 16 de novembro de 2013

EX-DIRETOR DO BANCO DO BRASIL, PIZZOLATO FUGIU PARA A ITÁLIA

Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, condenado a 12 anos e sete meses de prisão no escândalo do mensalão, fugiu para a Itália. Carta assinada por ele, que será distribuída neste sábado, 16, por seu advogado, ele diz que, aproveitando a dupla cidadania, vai apelar para um novo julgamento italiano. Na sexta-feira, 15, o Supremo Tribunal Federal expediu mandado de prisão contra ele e mais 11 condenados no mensalão.
"Por não vislumbrar a mínima chance de ter julgamento afastado de motivações político-eleitorais, com nítido caráter de exceção, decidi consciente e voluntariamente fazer valer meu legítimo direito de liberdade para ter um novo julgamento, na Itália, em um tribunal que não se submete às imposições da mídia empresarial, como está consagrado no tratado de extradição Brasil e Itália", diz Pizzolato na carta.
Segundo Nogueira, caso se confirme que Pizzolato está na Itália, o Brasil deverá entrar com um pedido formal de extradição junto àquele país e aguardar todo o trâmite legal. Na avaliação pessoal do delegado, haveria grandes chances de o governo italiano negar o pedido em função do processo do ex-ativista italiano Cesare Battisti, cujo pedido de extradição foi negado pelo Brasil.
Via;Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário